Biblioteca Comunitária
O que é o projeto?
Começou como um Ponto de Leitura funcionando para sala leitura e estudos, com livros doados, o qual cresceu e passou a ser uma Biblioteca Comunitária em 2017, sendo integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará, onde recebemos diariamente crianças e adolescentes na busca de leituras e pesquisas, além de atividades eventuais de Saraus em noites literárias para o incentivo a arte literária, além de outros eventos culturais como Rodas de Conversas e Palestras.
A Biblioteca Comunitária, compõe, também, uma Ala Infantil, onde promove mensalmente Contação de Histórias, com versões atualizadas de histórias tradicionais com representação das diversidades culturais, com o uso do Baú da Leitura que tem itens que ajudam na encenação das histórias contadas como bonecos, instrumentos de percussão e livros ilustrados. Espaço aberto de segunda a sexta feira para leitura e desta forma, para estimular na criança o gosto pela leitura, criamos a Geloteca, donde as crianças se surpreendem, que ao costume de casa, a geladeira se encontra comidas, na Biblioteca, ela encontra livros e assim, alimenta seu cérebro. O Pé de livro, onde as frutas são livros deliciosos. A TV para Ler, onde se encontra livros e não conteúdos televiso e o Baú da Leitura, um baú cheio de livros infantis.
A Biblioteca também protagoniza aulas do Plantão Tira Dúvidas para ajudar aos alunos interessados a ter um reforço nas atividades escolares, com a ajuda de um voluntário que faz o atendimento na biblioteca. As diversidades culturais são tratadas tanto de forma intrínseca nos processos de atendimento ao público e trabalhos desenvolvidos, como também é promovido trabalhos pontuais com temas específicos com um olhar de respeito ao próximo e as diversidades culturais, onde o diferente é normal. É oferecido Palestras e Rodas de Conversas com temas que abordam as diversidades sociais e culturais, além de serem usadas nas Contações de Histórias versões atualizadas de histórias tradicionais com representação das diversidades culturais, assim como histórias novas que tratam diretamente o tema. Ainda se pode pontuar nesta categoria as aulas de informática para a terceira idade e jovens, em que se ensina não só a manusear as máquinas e navegar na internet, mas também ao uso responsável dessa prática.
Incentivo à Escrita Criativa, através de oficinas literárias, com publicações de livros, onde já temos um livro infantil, resultado de um Projeto em que as crianças de 6 a 10 anos participaram na construção de um livro com uma história composta por 10 dentre os participantes, “Festa no Reino Animal”. Um outro Projeto de Escrita Criativa com os Adolescentes, resultando na coletânea “Coletânea Escrita Criativa Flor de Lótus” e com o Projeto Escrita Criativa para a Terceira Idade, resultando na coletânea “Escrita Criativa na Terceira Idade”, constituindo um acervo de 1.120 livros.
Com visitas e empréstimos de livros diariamente de segunda a sexta feira, em média de 35 empréstimos por mês, além de pesquisa no local, por ser através da internet, posto que disponibilizamos de computadores com Wi-Fi para pesquisas e de uma TV com acesso ao público de forma gratuita. Recebemos Prêmio Leitura pelo Ministério da Cultura.
