Escola de Música

O que é o projeto?

O Projeto “Escola de Música de Itapajé” tem como proposta estender suas ações por meio da prática musical no cotidiano de crianças e adolescentes para que estes possam, apesar das adversidades, ter perspectivas de construir novas identidades. Partindo da premissa que a música humaniza, transcende e acolhe a mente, desta forma permitindo se obter uma produção de novos sentidos e subjetividades para essa realidade limitadora em que a população local se encontra. 
Visa, por meio desta arte, que os participantes das aulas , crianças e adolescentes, possam descobrir suas habilidades e aptidões, que permita desenvolver atitudes e competências que elevarão sua autoestima, evidenciando suas potencialidades para uma melhor participação na sociedade. As ações deste projeto consistente na valorização do potencial produtivo e criativo dos indivíduos, a fim de gerar reflexos sensíveis na formação cidadã. Desde sua criação no ano de 2014, a Escola de Música de Itapajé já atendeu 150 participantes, entre crianças, adolescentes e jovens de 07 a 29 anos do município de Itapajé. 

As aulas são ministradas 04 (quatro) vezes por semana, dividas em teoria musical e aulas práticas com o instrumentos de sopro, percussão e cordas, bem como contendo aulas de canto e coral, compondo um quadro de 01 (maestro) e 04 (quatro) músicos instrutores e coordenação pedagógica e uma fonoaudióloga. Como escopo das aulas, são oferecidos ensinamentos de corda, instrumentos de sopro- metais e sopro madeira. O acesso aos cursos é facilitado, sem exigência de conhecimentos musicais anteriores, com vista a uma continuidade do aprendizado e consequente apresentações pontuais em público, em diversos festivais e eventos, dando visibilidade às ações do projeto e ao trabalho desenvolvido pelos alunos, fornecendo credibilidade à escola e difundindo novos talentos. 

A inserção deste projeto na comunidade de Itapajé vem proporcionando a motivação à cultura, à inclusão social através da música, promovendo a autoestima, das crianças e adolescentes, e por consequente aos adultos, ampliando as possibilidades de interação na sociedade. Tendo ainda a disponibilidade de desenvolver novos talentos que fomentam a produção de futuros músicos profissionais, que terão sua arte como forma obtenção de renda e realização pessoal. 

Temos em média 200 beneficiados por ano no Projeto Escola de Música. Ao longo dos 11 anos, mais de 1.500,00 crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados.

Mulher do fim do mundo, eu sou, eu vou até o fim cantar.

Elza Soares